Núcleo de Design de Animação

Design de Personagens

Design de Personagem em Animação: A Importância de Teorias de Personalidade

por Camila Mondini

A animação é muitas vezes uma “fantasia compartilhada, capaz de ajudar um determinado grupo etário ou local a estabelecer sua própria identidade” (CORSO, 2017, p. 23) é muito utilizada na cultura popular, fazendo com que uma geração de fãs tenham personagens para se identificar, depositem “sua alma num universo mágico ou ficcional, na relação com uma personagem, e se conectam preferencialmente entre quem tem a mesma dedicação para cultuar a obra e o autor. É claro que isso fornece uma identidade ao grupo, mas não é só isso que eles buscam: essa ficção muitas vezes lhes preenche a vida, funciona como um modo de estar no mundo e decifrá-lo” (CORSO, 2017, p. 23).

Os personagens das telas podem fazer com que a gente sinta diversas emoções e principalmente, que nos identifiquemos com eles, com suas características, traços, enfim, com sua personalidade. A definição de nossas características pessoais são de interesse cada vez maior em nossa sociedade, à procura de entender quem somos e o que nos define. Na criação de um personagem para Animação tudo isso deve ser levado em conta para que cada personagem seja cada vez mais real e expresse em suas formas o  significado autêntico que o animador deseja passar.

Objetivos: O foco desta pesquisa científica é entender quais os conceitos existentes de personalidade e como é possível usar Teorias de Personalidade para a criação de personagens para Animação. Temos como objetivo informar designers e animadores sobre como essas teorias são importantes para criar personagens que enriquecem a imaginação do espectador da Animação, já que em muitos livros de Animação de personagens, não é explicado como expressar a personalidade através da imagem. Revelamos análises Junguianas e Psicanalíticas de personagens de Animação feitas em artigos em virtude de mostrar como atingir um aspecto lúdico que contribua para a construção de um sentido individual ao espectador e como isso pode afetar o audiente. Apresentamos quais são as principais teorias de personalidade contemporâneas para o pesquisador que quiser aprofundar posteriormente e de que forma teorias de personalidade têm sido aplicadas em animações.